Noite de temporal em Mantena, mais de 40 mm em minutos

Os mantenenses já assustados com os temporais, principalmente os mais volumosos e os que normalmente provocam enchentes, tomaram mais um susto na noite desta quinta-feira dia 08 de fevereiro quando veio sobre a cidade uma chuva volumosa, aquelas que provocam alagamentos generalizados e ainda enxurradas que arrancam calçamentos e provocam diversos pontos de concentração de barro e lama.

Era por volta das 21h30’ quando a chuva que caía mansa começou a passar a volumosa e com rajadas de vento. Rapidamente começaram a circular pelas redes sociais imagens de ruas alagadas por vários bairros da cidade.

A drenagem em algumas ruas de Mantena já é conhecida como deficitária, e os alagamentos nestas ruas é normal. No entanto, o volume de chuva foi tão grande que outras ruas que normalmente não acumulam água, acabaram tendo um outro cenário.

De acordo com a estação meteorológica instalada na ETA SAAE, choveu sobre o centro da cidade em poucos minutos cerca de 40 milímetros ou seja, 40 litros por metro quadrado.

Ao todo o temporal fez cair sobre Mantena em poucos minutos cerca de 42,8 milímetros.

Bom lembrar que a calha do Córrego São Francisco não transbordou, as imagens são apenas do volume de chuva acumulado nas vias pela falta de uma drenagem eficiente.

O bom trabalho realizado em 2017 na limpeza da calha do rio foi muito importante pois com as últimas chuvas volumosas sobre Mantena, se esta drenagem não tivesse sido realizada com certeza teríamos já registradas pelo menos duas enchentes, é o que a redação do portalmantena colheu de informações junto a cidadãos mantenenses que já conhecem o histórico e enchentes na cidade. (fotos:redes sociais whatsapp).

Rua Frei Inocêncio – Vila Nova

Rua Eliane Melado

Próximo ao Posto Gentil

Próximo da Mol Volkswagen

Rua São Francisco