40 mm em 1 hora, madrugada foi de muita chuva

O mês de Novembro, como anunciado por alguns institutos de meteorologia ao longo do ano, começou com chuva forte em algumas regiões do Sudeste do país.

Em Mantena, o noticiário do clima já registrou avisos de alerta para temporais emitido pela Defesa Civil na última semana. No entanto, a chuva forte veio na madrugada desta segunda-feira, dia 06, com um volume de chuva que surpreendeu em pouco tempo.

De acordo com a estação meteorológica instalada na ETA/SAAE, foram quase 40 milímetros em apenas uma hora de chuva, totalizando até por volta das 6 horas da manhã, cerca de 44.8 milímetros, ou seja, cerca de 45 litros por metro quadrado.

O resultado foram ruas alagadas em pontos já conhecidos na cidade, e os mais afetados localizam-se ao redor da escola Zilda Pinheiro, antiga rua Espírito Santo e avenida Frei Inocêncio próximo ao posto Cidade.

Além disso, a enxurrada provocada pelo alto volume de água afeta como sempre locais onde não existe rede coletora suficiente, ou seja, pontos onde a lama e o barro descem das encostas provocando prejuízos e transtornos para moradores como um trecho na avenida Getúlio Vargas, em frente a Marta Salgados e também na rua Canuto Saraiva trecho que liga ao bairro São Bernardo.

A calha do córrego São Francisco não transbordou, registramos uma elevação de 0,50 centímetros durante a chuva mas que rapidamente foi drenada, graças a limpeza feita no córrego.

A umidade relativa do ar está na casa dos 90% e a temperatura mínima registrada na madrugada foi de 21 graus.

Avenida Getúlio Vargas no centro da cidade Avenida Frei Inocêncio, bairro Vila Nova Rua Espírito Santo, bairro Vila Nova