Chegada da chuva muda o visual das barragens em Mantena

As chuvas que caíram em Mantena na noite deste domingo (29), já provocaram uma diferença enorme no volume de água nos córregos, rios, lagoas e barragem que coletam água para o tratamento e distribuição para a população.

Ao todo, segundo a Estação Meteorológica instalada na ETA/SAAE, foram mais de 20 milímetros de chuva na cidade, no entanto nas cabeceiras, como o Turvo e Turvinho, produtores rurais que possuem pluviômetros registraram de 40 a 50 milímetros de chuva.

Este volume representou uma alteração positiva no volume de água que as barragens coletam.

Na última semana (conforme fotos registrada na sexta-feira dia 27), a água não estava vertendo sobre as barragens da Serra Branca, Córrego Frio e Turvo, e o nível do córrego São Francisco apresentava também pouca água, aflorando as pedras do fundo.

Após as chuvas, o mesmo cenário já é de recomposição dos leitos, evitando assim que ao longo dos rios e cachoeiras, pelo menos tenha água para a sobrevivência dos peixes.

Trata-se de um momento entre estações que normalmente existem pouca incidência de chuva e a própria temporada de chuvas, e todos torcem para que de agora em diante as chuvas voltem a cair, propiciando melhores condições de vida.