Prefeito de São João decreta Situação de Emergência pela Seca

O prefeito municipal de São João do Manteninha Sr.Gentil Pereira de Mendonça, assinou no último dia 11 de outubro de 2017, o Decreto nº 040/2017 instalando Situação de Emergência, em razão da Seca que assola o município, provocado pela estiagem prolongada, situação jamais vista na região.

O rio Manteninha, que é o principal manancial fonte de abastecimento da estação de tratamento de água da cidade, está com seu nível muito baixo, (o menor de toda a história), o que vem causando um racionamento no fornecimento de água potável aos moradores de São João.

Segundo informações, a população está tentado se manter, comprando água mineral ou buscando água em casas de vizinhos que possuem cisterna ou poços artesianos.

O Secretário de Saúde chama a atenção para os cuidados que se deve ter com a água que não é tratada, onde deve ser filtrada antes de ser consumida. Riachos estão secando, apresentando um cenário de tristeza.

Outro setor que está sendo muito afetado pela falta de chuva e água é zona rural onde produtores tiveram que vender animais para não ter ainda mais prejuízos pois a produção leiteira despencou. Mesmo assim já existem prejuízos com animais que estão morrendo por falta de alimentação.

Um apelo está sendo feito à toda população para que economize água, não desperdice, até que inicia a tão esperada temporada de chuvas.

O cenário pela região é realmente muito triste, o córrego que abastece Barra Alegre se encontra quase sem água, revelando uma paisagem que não é animadora. (fonte/foto:portalvargemgrande).