Aeroporto Regional, empresários e políticos envolvidos no projeto

A noite desta segunda-feira dia 16 de outubro em Mantena foi de reunião empresarial e política em Mantena, prefeitos e empresários da região estiveram juntos na sede da Assoleste onde o assunto tratado foi maior do que interesses de grupos, mas sim o interesse de benefícios para a cidade e região que alcançarão alvos maiores como o desenvolvimento regional.

Tudo em função de um programa chamado “Voê Minas”, que brevemente poderá se tornar em realidade para os mantenenses e cidades vizinhas.

As partes envolvidas neste programa do governo de Minas Gerais estavam representadas, entre elas o empresário Maurício Toledo (proprietário do Aeródromo) que existe em Mantena bem como o prefeito municipal Sr. João Rufino que será o responsável por assumir a administração do futuro aeroporto regional junto com o governo do estado, caso as partes assinem o convênio.

O encontro contou com as presenças de várias autoridades, entre elas o prefeito Gentil de São João do Manteninha e o prefeito Alencar de Barra de São Francisco.

O momento com certeza foi histórico pois o resultado deste encontro poderá mudar os rumos da região, com a ampliação de negócios bem como a geração de emprego e renda.

Este projeto regional foi apresentado à plateia presente na Assoleste, onde mineiros e capixabas tomaram conhecimento do que está por trás da real efetivação deste projeto. A solenidade foi dirigida pela secretária executiva da Assoleste, Elida Marcia, que também falou sobre a importância do envolvimento dos prefeitos da associação no sucesso desta mobilização.

O empresário Maurício Toledo, em sua fala, esclareceu que tudo isso acontecerá sem custo algum para o município de Mantena, o que ele deseja é que o projeto tenha sucesso, pois trata-se de um antigo sonho seu.

O que falta para que outras etapa sigam em frente é a parte jurídica, e nos próximos dias, documentos serão avaliados pelos advogados das partes envolvidas, para que enfim o acordo seja assinado. Se assim acontecer, a próxima etapa será a ida até Brasília para que um documento seja protocolado, alterando junto a ANAC a exploração da área de privado para público.

Estará sendo também agendada uma reunião com o ministro do transporte onde deputados e senadores apoiados na região, serão envolvidos no assunto para agilizar a liberação do documento que permitirá então o funcionamento do Aeroporto Regional.

São etapas, é claro, que pretendem ser agilizadas, mas é bom ser realista que demanda tempo e reuniões, que muitas vezes não acontecem dentro do tempo estabelecido. No entanto, os avanços deste projeto que começou a ser movimentado recentemente, deixa a todos otimistas e na expectativa de que em breve o sonho se torne realidade.