SAAE de Mantena inicia 2017 com desafios importantes a serem realizados

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Mantena (SAAE), inicia o ano de 2017 com desafios grandes e importantes para realizar. O novo diretor da autarquia, o empresário Paulo Abílio, um mantenense que sempre investiu na cidade e conhece bastante da realidade do nosso povo, principalmente no ramo da habitação, vem se aprofundando para conhecer também as demandas deste órgão que é de extrema importância para os mantenenses, afinal de contas é o responsável pelo tratamento da água e a distribuição para toda população.

Os desafios são grandes, para melhor exemplificar, hoje o sistema de tratamento de água completou 43 anos, e já não suporta mais a demanda uma vez que a população mantenense já não é a mesma de 30 anos atrás. Os reflexos da necessidade das ampliações está no sistema de tratamento de água, em média hoje o consumo em Mantena passa dos 5 milhões de litros por dia.

O sistema tem capacidade de armazenar 2 milhões, no entanto, quando enfrentamos a época chuvosa vem o agravante, a turbidez da água tem sido alterada fortemente, chegando a níveis insuportáveis pelo sistema. Para se ter uma idéia, a turbidez da água em dias normais é medida em 280 UT, este valor tem sido elevado para 10.000 a 14.000 Uts, após as fortes chuvas que atingem a cidade, principalmente nas cabeceiras desde o ano de 2013. Isto é, muito barro chegando para ser tratado.

O reflexo é a cor alterada chegando até o consumidor. Para que isso não aconteça danificando todo o sistema de filtros, decantadores e até mesmo os reservatórios, o tratamento tem sido paralisado após os temporais. 

Para evitar que esta situação se agrave ainda mais, o diretor do SAAE, Sr. Paulo Abílio, em entrevista ao portalmantena, informou que já explanou a situação para o prefeito municipal Sr. João Rufino, e ele disse que dará todo apoio ao projeto de ampliação. Da mesma forma, engenheiros que trabalham nesta área e que já prestaram relevantes serviços à Mantena estão sendo contactados para emitir um parecer sobre esta demanda. 

Em breve teremos uma visita destes profissionais em Mantena para ver de perto a situação e então iniciar o processo para uma solução para o problema que já está afetando a população. É o pensamento no futuro, a necessidade de estar sempre um passo à frente das demandas, preservando assim os bons serviços que sempre foram prestados pela autarquia. (na foto ao lado de Paulo Abílio, a profissional Cristiane, responsável pela ETA).