Estiagem chega e a produção de água cai em Mantena

O mês de Setembro inicia com os reflexos fortes da estiagem, paisagens alteradas pela seca e o nível de água dos rios em nível preocupante.

Apesar da chuva ter abençoado a terra nos meses de junho e julho deste ano (algo diferente dos anos anteriores), o volume de água que caiu sobre a região não foi suficiente, e o mês e agosto acabou fazendo a diferença com um clima seco, muito frio e com pouca chuva.

Segundo os registros feitos pela Estação Meteorológica instalada na ETA/SAAE em Mantena foram apenas 2 milímetros em 30 dias, isto é, praticamente não choveu. Com o frio intenso na madrugada, com temperaturas em média atingindo a mínima de 14 graus, além da vegetação sentir, a produção de água também caiu.

Como foi mostrado aqui pelo portalmantena com exclusividade, o nível de água que está chegando nas barragens de captação de água bruta do SAAE vem diminuindo em ritmo acelerado.

A vazão no córrego do turvo é um destes parâmetros sendo ela a matriz que abastece a cidade. Nesta quarta-feira dia 30 de agosto, uma matéria do PortalTV foi feita mostrando aos internautas do portalmantena como a situação está, com a água praticamente não vertendo sobre a barragem.

Alguns produtores rurais acreditam que a estiagem será intensa nos próximos dias até a chegada da temporada de chuvas, no entanto, estas mudanças deveriam representar um alerta para a população no sentido de economizar água, evitando o desperdício, no entanto não é o que vemos pelas ruas da cidade, pois o simples ato de molhar a rua contra a poeira ou lavar diariamente as calçadas, continua sendo uma prática habitual.