Começou em Mantena a vacinação de cães e gatos contra a Raiva

Começou em Mantena nesta segunda-feira dia 7 de agosto, a campanha de vacinação contra a raiva animal.

Todos os cães e gatos com mais de três meses de vida precisam ser imunizados, lembrando que, os animais vacinados pela primeira vez devem receber o reforço 30 dias após a primeira dose.

Em Mantena os profissionais e agentes do controle de endemias, estarão indo de casa em casa para vacinar cães e gatos. Segundo informações, o município receberá 9.000 doses de vacina e pretende imunizar mais de 98% dos animais, no entanto a população deve colaborar, recebendo os agentes quando passarem pelas residências.

A raiva é uma doença que pode ser transmitida dos animais para o homem. Os principais transmissores são os animais silvestres, como morcegos, gambás e macacos, além de cachorros e gatos.

O contágio ocorre por meio da troca de secreções, contato sanguíneo ou mordida. É preciso ficar atento aos sintomas, como agressividade repentina, salivação excessiva, paralisia e cansaço do animal, para que seja evitada a disseminação da doença.

A vacinação contra a raiva deve ser feita a partir do quarto mês de vida do filhote. O reforço é recomendado anualmente, após a aplicação da primeira dose.