Prefeitura de Mantenópolis instala sistema inteligente contra o mosquito da dengue

A secretária de Saúde de Mantenópolis, iniciou nesta segunda-feira (13) a instalação de uma tecnologia para monitoramento da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, zika, febre amarela e chikungunya. Os dados serão coletados uma vez por semana por agentes de combate a endemias nos 10 pontos estratégicos que vão ser instalados.

Em um mapa, o sistema vai monitorar o índice de infestação do mosquito nas áreas onde as armadilhas serão instaladas, numa escala de cores: verde, amarelo, laranja e vermelho indicam o índice de infestação; roxo, indica a existência de mosquitos infectados com o vírus.

As armadilhas serão posicionadas em área externa de residências e estabelecimentos comerciais, com a distância mínima de 200 metros entre uma e outra. São confeccionadas em plástico preto e têm em torno de 30 centímetros de altura.  

“O mais importante são as ações preventivas. Na verdade, esta nova ferramenta é colaborativa, já que é a população que vai ajudar a monitorar a presença do mosquito”, destacou o prefeito Herminio. De acordo com o secretário de Saúde de Mantenópolis Filippe Sampaio, o objetivo é garantir mais rapidez nas ações preventivas e de controle da infestação do mosquito.

Os mosquitos são levados ao laboratório e, em até sete dias, consegue-se diagnosticar se o inseto está transmitindo algum vírus (Dengue, zika, febre amarela e chikungunya).(fonte/foto:sitemantenopolis)