Já são 5 mortes por Chikungunya em Valadares, Cuparaque e Central de Minas tem casos suspeitos

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) divulgou na tarde desta segunda-feira (17) a confirmação de cinco mortes por chikungunya em Governador Valadares neste ano.

Segundo o órgão, os óbitos ocorreram no primeiro trimestres do ano, atingindo três mulheres e dois homens, todos eles com idades acima de 65 anos, e com doenças pré-existentes, tais como diabetes ou hipertensão. Ainda de acordo com a SES-MG, atualmente, 15 óbitos ainda estão sob investigação por suspeita de terem sido provocados por chikungunya.

Entre os casos investigados, um óbito foi em Central de Minas, um em Cuparaque, dois em Teófilo Otoni e 11 em Governador Valadares. No início do mês, a SES-MG havia confirmado a primeira morte por Chikungybya.

Na última semana, a Prefeitura de Governador Valadares divulgou uma segunda morte, mas a SES não confirmou, pois os Boletins Epidemiológicos estão sendo divulgados quinzenalmente.

Os dados atualizados pela SES-MG registram até o momento 17.510 casos de chikungunya em todo o estado, sendo que 11.288 deles, cerca de 65%, ocorreram em Governador Valadares.

O Boletim Epidemiológico aponta ainda que a maior incidência da doença foi registrada entre os meses de fevereiro a abril, sendo março o mês com maior número de casos. (fonte:g1)