INVERNO MOLHADO, MANTENENSES SENTINDO NA PELE AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

A Chuva e frio vem predominando em Mantena e região nos últimos meses, aliás, o ano de 2017 mostra um clima diferente nesta estação mais fria do ano, alterações que há muitos anos não se sentia, principalmente para o homem do campo que estava acostumado com a vegetação secando nesta época do ano, e em 2017 os pastos permanecem verdes em função das constantes chuvas.

Desde o mês de fevereiro, a média de chuva vem alterada este ano, e felizmente para melhor, mantendo o solo regado. Os mantenenses vem estranhando o clima, pois além das baixas temperaturas, a chuva tem sido uma constante dia a dia desde o mês de Junho.

De acordo com os institutos de meteorologia, o clima deve permanecer instável em toda a região, entrando pelo final de semana.

Este ano, o inverno ainda não registrou em Mantena temperaturas próximas dos 10 graus com já foi registrado em 2012, no entanto, o inverno se apresenta mais rigoroso, com a média de mínimas entre 14 e 16 graus, mantendo-se assim por vários dias aumentando a sensação climática de baixas temperaturas em função das chuvas que vem caindo com frequência.

Podemos dizer que este inverno está sendo “molhado” em Mantena, fazendo despencar os termômetros, mudando o cotidiano dos mantenenses.

Muitos cidadãos gostam deste clima, no entanto é visível o comportamento da comunidade que prefere se abrigar e a cidade diminuiu sua movimentação noturna, com as ruas praticamente desertas.