IX CONFERÊNCIA DE SÁUDE EM MANTENA FOI ALÉM DAS EXPECTATIVAS

Sob o tema “Vigilância em Saúde: Direitos e Conquistas”, nesta quinta-feira dia 29 de Junho, foi realizado em Mantena a IX Conferência Municipal de Saúde, um grande evento envolvendo profissionais de saúde do município, comunidade e interessados, discutindo saúde e as melhorias que podem ser aplicadas para o bem estar dos mantenenses.

A conferência foi realizada nas dependências do Lions Clube, e logo bem cedo aconteceu o credenciamento. Logo em seguida foi servido um café da manhã aos participantes, e na sequencia a mesa para as autoridades foi composta, iniciando assim oficialmente a conferência.

Um dos palestrantes do dia, falando sobre o tema “Vigilância em Saúde”, Luiz Patrícia, da SRS, trouxe à tona informações importantes, esclarecendo a dúvida de muitas pessoas presentes, dúvidas que foram mais tarde também mencionadas em uma espécie de debate (fórum), com perguntas e respostas.

A palestrante Dra. Laís Coimbra, do SMS falou sobre “Saúde da Mulher”, e também fez explanações de grande importância para a plateia presente. Já o tema “Saúde no Município”, foi apresentado pelo secretário municipal de saúde, Dr. Jânio Assis, que frisou a importância de um debate como este, o papel da conferência que é justamente Conferir tudo sobre saúde, com o objetivo de ajustamentos em prol de uma saúde ainda mais eficaz e abrangente.

Após os debates, que por sinal foram proveitosos, foi servido um delicioso almoço, aliás, o local foi cuidadosamente preparado para marcar a realização desta Conferência. No período da tarde, as atividades continuaram com a Ouvidoria na saúde por Gustavo Dutra (SMS), em seguida foram montados grupos de discussões, apresentação de propostas e o relatório final.

O Secretário Municipal de Saúde do Município de Mantena, Dr. Jânio Assis fez um balanço positivo sobre o evento, “É gratificante ver que a participação está acima do que nós esperávamos, uma boa representação de várias alas do nosso município, além é claro da participação popular que é muito importante”, disse o secretário que informou ainda que ao final da Conferência seria gerado um documento apresentando as principais questões e reivindicações para que a saúde no município ofereça ainda melhor qualidade.