Alunos da APAE em Mantena recebendo aulas de educação financeira na escola de Autodefensores

A Escola de Formação de Autodefensores tem como objetivo trabalhar a autogestão e a autonomia da Pessoa com deficiência a fim de prepara-la para o convívio e para os desafios do cotidiano.

Para isto é imprescindível trabalhar com a pessoa com deficiência a educação financeira, tendo em vista que estes precisam gerenciar a própria vida, aprender a fazer escolha, elencar prioridades, reconhecer prioridades e planejar o consumo de maneira inteligente.

Além disso, é preciso preparar a pessoa com deficiência para enfrentar os riscos do mundo financeiro como as ciladas de agiotas e empréstimos consignados, os perigos de juros abusivos e as propagandas enganosas de promoções e descontos que muitas vezes são irreais. Tudo isso foi trabalhado de maneira lúdica e pedagógica, fazendo com que o grupo tivesse consciência de que com planejamento e economia podem garantir uma boa qualidade de vida ainda que sua renda seja limitada.

Aprenderam também que não precisam abrir mão de desejos e sonhos, mas que estes precisam ser planejados a médio e longo prazo e quais são as vantagens de poupar e fazer compras à vista em vez de pagar juros nas compras a prazo. Os participantes tiveram como culminância do projeto um passeio ao supermercado onde tinham como tarefa principal fazer pesquisa de preços, confrontar os preços mais caros e mais baratos de vários tipos de mercadoria e administrar um pequeno valor em dinheiro, comprando o máximo de itens possível, com o objetivo de testar o conhecimento adquirido durante o projeto.

Ao final do projeto de Educação Financeira da Escola de Autodefensores, que teve a duração total de 04 meses, pode-se perceber o amadurecimento dos participantes no que se refere ao consumo e a economia, fato que pôde ser comprovado junto a algumas famílias que relataram várias mudanças de comportamento e de mentalidade dos usuários.

Sabemos que a autonomia só pode ser conquistada com o conhecimento, e este conhecimento é que poderá garantir que as pessoas com deficiência sejam cada vez mais livres e capazes para fazer escolhas e com responsabilidade e eficiência.