Mantena comemora 74 anos de vida, um povo abençoado e protegido por Deus

Mesmo sabendo que a cidade de Mantena completa aniversário em data diferente do que vem acontecendo ao longo de décadas, o dia 13 de Junho é festejado no município como o ANIVERSÁRIO DA CIDADE.

Comemoração que se dá em função da festa do Padroeiro, comemorada pelos Católicos. Este ano a cidade completa 74 anos de vida, uma emancipação que aconteceu no ano de 1943, dia 31 de Dezembro. Para conhecermos um pouco mais da nossa história o portalmantena preparou um resumo da história que você pode acompanhar.

Mantena era região de floresta densa até a chegada ao local dos primeiros exploradores e residentes. A região de Mantena pertenceu até 1918 ao distrito de Itambacuri (município da comarca de Teófilo Otoni ). Com a emancipação de Itambacuri em 1918, passou a região a pertencer àquele município. Com a emancipação do distrito de Lajão em 1938 (hoje chamado Conselheiro Pena) foi desmembrado de Itambacuri para anexar a Conselheiro Pena, os distritos de São Tomé, Penha do norte, e criado sede de distrito o povoado de Bom Jesus do Mantena, que passou a jurisdicionar toda a região da bacia do São Mateus do Sul.

O povoado de Mantena era localizado no distrito de Aldeia do Eme. Até então o povoado contava com apenas 7 barracas cobertas de cavacos de madeira e 02 pequenas casas comerciais, de propriedade de José Secundino da Fonseca e Antonio Gonzales da La Fuente.

O primeiro nome de Mantena foi São Francisco de Cima , enquanto que a atual Barra de São Francisco chamava-se São Francisco de Baixo, referências que viam da posição do pequeno Rio que corta as duas cidades ( Córrego São Francisco). Mantena recebeu também o nome de GABRIEL EMÍLIO em 1939 pelos capixabas que invadiram o território.

Em 11 de agosto de 1939 pelo decreto-lei municipal n.17 o Prefeito de conselheiro Pena Dr. Sebastião Inácio de Paula (médico) vendo as manobras de penetração dos capixabas no território mineiro criou imediatamente um sub-distrito com sede no povoado e denominou oficialmente de BENEDITO QUINTINO (nome de um engenheiro mineiro que prestou inestimáveis serviços à região contestada) instalando na mesma ocasião uma escola Municipal.

O nome Benedito Quintino foi conservado até à criação oficial do Município em 31 de Dezembro de 1943 (Decreto-lei estadual n.1.058) onde recebeu o nome de MANTENA (sugestão do Engenheiro Benedito Quintino dos Santos).

O município de Mantena foi instalado no dia 1º de Janeiro de 1944 sendo nomeado primeiro prefeito Sr. José Fernandes Filho, o governador do estado na época era Dr. Benedito Valadares Ribeiro. Pelo Decreto -lei n.1.291 de 30 de Dezembro de 1944 Mantena foi elevada a categoria de comarca instalada em 1º de Janeiro de 1945, seu primeiro Juiz de Direito foi o Dr. Oswaldino de Paula Salazar.