Mantena: Saúde explica, 9 casos confirmados em 48 hs

Em mais uma atualização do Boletim Epidemiológico sobre o covid 19 em Mantena, uma Live foi realizada na manhã desta sexta-feira dia 05 de Junho, divulgada diretamente na página oficial da prefeitura no Facebook.

Nesta Live estavam o secretário municipal de saúde, Sr. Ocimar Rufino e a responsável pela Epidemiologia do município, a servidora Renata. Ocimar iniciou falando sobre as últimas atualizações da evolução dos casos em Mantena.

Ele trouxe a informação de que temos hoje no município 54 casos confirmados de covid 19, e ainda 237 notificações, 33 casos suspeitos em investigação, 27 pacientes já curados, 03 internados em Ala, 01 internado em UTI, 19 em isolamento domiciliar e infelizmente 04 óbitos.

Estes óbitos estão relacionados com pacientes que possuíam outras comorbidades, e idades acima dos 60 anos, sendo dois pacientes de 92 anos e dois pacientes de 68 anos.

Com estas informações atualizadas, Mantena nas últimas 48 horas, teve o aumento de 9 novos casos confirmados, situação que foi respondida pela responsável pela Epidemiologista, a profissional Renata.

Ela informou que, ”No dia 29 de maio, nós tivemos na Epidemiologia uma videoconferência com o estado de Minas Gerais, e eles passaram para nós que a portaria iria mudar, quem iria agora poder ser testado pessoas economicamente ativas, de 15 a 59 anos, que estejam ativamente trabalhando, elas poderiam entrar para serem testados, por isso as nossas notificações hoje confirmadas elas aumentaram por causa disso.

Lembrando que, você pode olhar no Boletim que as notificações em si, elas tem aumentado muito pouco. Antes chegavam para nós de 7 a 9 notificações por dia”, concluiu. 

No entanto, o secretário Ocimar fez questão de mais uma vez deixar bem claro sobre a testagem: “Quem determina quem será testado não é o Ocimar Rufino. Vem o protocolo do ministério da saúde e uma nota técnica consequentemente do estado de minas gerais, quem nos orienta é o estado de Minas Gerais que diz quem vai ser testado e quem não vai ser testado.

Então isso é muito importante deixar claro para a população. As ações que cabem ao município de Mantena fazer, nós estamos fazendo.

Colocar PSF com horário estendido, desinfecção das ruas, tudo aquilo que está ao nosso alcance nós temos feito, mas quem determina e quem não determina é o estado de minas gerais, e o estado já se pronunciou que não tem condições de testas todo mundo”, salientou o secretário.

Assista abaixo, LIVE divulgada nesta sexta-feira (5).

⚠️Boletim Epidemiológico sexta-feira (05).😷⬇️

Publicado por Prefeitura Municipal de Mantena em Sexta-feira, 5 de junho de 2020

 

ESPAÇO EMPRESARIAL