Mantena: Ações são feitas para disciplinar as filas na cidade

Uma das grandes preocupações da área da Saúde em Mantena nos últimos dias, neste tempo de Pandemia, são justamente as aglomerações de cidadãos formando as intermináveis filas à porta de agências bancárias, agência lotérica e postos de arrecadações pela cidade.

Na verdade a preocupação é de todos que viam muitos cidadãos sem qualquer proteção (muitos sem usar a máscara), e ainda sem estabelecer o distanciamento mínimo permitido.

Logo bem cedo as filas começavam a se formar e rapidamente chamava a atenção de todos pelo tamanho.

Após reuniões e busca por alternativas para este problema, não se tem ainda uma solução eficiente, no entanto algo melhorou, resultado que veio após medidas simples de orientações.

Parte da agilidade das filas veio em forma de orientação aos cidadãos, ministrada pelos próprios funcionários das agências.

Já por outro lado, um empenho de secretarias da prefeitura municipal entre elas: Indústria e Comércio, Cultura e Assistência Social, iniciaram um trabalho de educação, fixando cartazes nos locais onde se formam as filas, com os seguintes dizeres: “Não coloque sua vida em risco. Use Máscara”, e ainda a marcação no piso uma sinalização horizontal em forma e “X”, estabelecendo assim o distanciamento mínimo entre as pessoas.

Bem, se elas irão respeitar é uma outra questão, mas desde a sinalização, informação e instrução, até mesmo o uso de máscaras pelos cidadãos já ganhou adesão e atualmente poucos não estão usando.

A população mantenense vê a diferença desta semana em relação à semana anterior, no entanto se faz necessária uma fiscalização constante pois esta é uma situação que irá persistir.

Equipes que trabalharam para instalação dos cartazes e demarcação 

ESPAÇO EMPRESARIAL