Competição de Airsoft reuniu muitos participantes em evento realizado em Mantena

Mantena sediou no início da última semana um grande evento prestigiando os praticantes e admiradores dos jogos de Airsoft. Vários grupos de praticantes de cidades do leste de minas estiveram em Mantena para um evento organizado pelo grupo que já há alguns anos foi formado na cidade com o objetivo de se aperfeiçoarem na prática desta modalidade e ainda criarem uma comunidade organizada.

O evento aconteceu na fazendo do Sr. Clarindo Vieira, em meio ao seringal, e uma estrutura interessante foi montada com um delicioso café da manhã preparado para os participantes bem como a logística de uma ambulância de prontidão para o evento.

Mega Colar comando leste Airsoft, definiu as regras deste encontro em Milsim /Colar, o deslocamento foi por mapa, e os objetivos foram recuperar artefato nuclear e destruir uma refinaria de coca (Operação Narco Seringal).

O evento foi bastante positivo, reuniu muitos competidores e alcançou seu objetivo, colocar Mantena como uma das cidades onde seus grupos organizados sabem realizar atividades diferenciadas. Para conhecimento dos curiosos, o Airsoft foi fundado no Japão ao longo da década de 70, e já possuiu milhões de adeptos pelo mundo.

No Brasil o esporte é regulado pela portaria 002-colog de 26 de fevereiro de 2010, conforme previsto pelo Exército Brasileiro. O Airsoft é levado a sério por seus praticantes não apenas como um jogo ou brincadeira.

A atividade busca similar situações de combates militares ou policiais com altíssimo nível de realismo. Durante as partidas, são utilizadas armas (à gás ou elétricas), capazes de disparar munições feitas de plástico (chamadas de BB’s), que têm o formato de pequenas bolinhas de seis milímetros de diâmetro. Usa-se também réplicas de artigos verdadeiros como granadas e outros explosivos.

Por mais que cada grupo ou campo tenha suas particularidades, o principal objetivo das regras do jogo é garantir a proteção de todos os participantes.