Alunos do Zilda Pinheiro participam de um Curso de Capacitação Ambiental

Na última semana, foi realizado em Mantena a segunda edição do Curso de Capacitação de Educação Ambiental promovido pela APAM – Associação de Proteção Ambiental de Mantena em parceria com a Fundação Banco do Brasil e com o apoio do SAAE, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Polícia Militar de Meio Ambiente, Secretaria de Agricultura e Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Mateus.

O curso foi realizado nesta edição em dois momentos, e o primeiro deles aconteceu na quinta-feira (20), nas dependências da Escola Estadual Prof. Zilda Pinheiro da Silva, onde alunos do ensino médio receberam uma verdadeira aula sobre preservação ambiental, com foco principalmente na preservação de nascentes (água) e matas ciliares.

Profissionais que participam do projeto ambiental que está sendo desenvolvido pela APAM realizaram toda a programação desde a concepção do projeto aprovado pela Fundação Banco do Brasil.

Neste dia de atividades e aula teórica, os alunos puderam conhecer de perto um pouco da realidade não apenas do planeta, mas também da região de Mantena, recebendo uma gama de informações que ao final gerou uma espécie de mesa redonda, onde assuntos importantes referentes aos problemas que enfrentamos em Mantena, foram discutidos.

Além de vídeos e depoimentos emocionantes, palestras proveitosas também foram realizadas pela polícia ambiental, representante do SAAE e os Secretários Municipais de Meio Ambiente e Agricultura.

Os alunos tiveram uma atividade na quadra da escola, primeiro elaborando perguntas e um breve questionamento sobre as demandas ambientais na região.

Em seguida participaram de um café onde os produtos servidos são provenientes da agricultura local e orgânica, isto é, uma produção limpa que vem sendo o foco das atividades mais elaborados na última década.

O dia foi bastante proveitoso, com certeza a semente da preservação ambiental e da conscientização foi plantada no coração destes jovens. E este é o objetivo do projeto abraço pela APAM e apoiadores, incentivar as mobilizações em torno do ambiente em que vivemos, provocando ações imediatas e positivas, sendo elas revertidas ao Desenvolvimento sustentável.