Mantena em chamas, noite de apreensão nesta terça-feira

Com o clima seco, falta de chuva e a umidade relativa do ar na casa dos 29% em Mantena, tudo estava propício para que mais um crime ambiental fizesse estrago na cidade.

Era por volta das 13 horas quando imagens de uma queimada na encosta do bairro Boa Esperança, já circulava pelas redes sociais na internet. Muita fumaça, fogo e chamas consumindo vegetação rasteira, árvores e a té mesmo uma área de nascente, que havia sido cercada no local. Foi este o primeiro foco registrado, mas que já apresentava uma grande destruição.

Com o passar do dia, chegando a noite, o fogo se alastrou e circulou uma grande área, afetando também a vegetação de outra parte deste montanha, desta vez uma encosta que fica situada atrás do templo da Primeira Igreja Batista, na av. Getúlio Vargas.

Um cordão de fogo se alastrou, consumindo tudo. Mais abaixo, as chamas cresceram em função da vegetação alta, ameaçando inclusive imóveis. Cercas foram queimadas e o fogo avançava pela madrugada. Alguns moradores chegaram a ficar de plantão para evitar que o fogo se aproximasse demais.

Flagramos inclusive alguns moradores com mangueiras apagando o fogo próximo de seus quintais e imóveis. Felizmente até o fechamento desta matéria não tivemos registro de casas atingidas ou pessoas feridas, no entanto foi por pouco.

Durante o incêndio, praticamente não ventava, isso colaborou para que as chamas se mantivessem rasteiras na maior parte do incêndio. A fumaça e a cinzas tomaram conta de tudo, era possível ver pássaros assustados, outros saindo em fuga, isso sem falar nos que foram encontrados mortos pelo fogo.

Lamentável registrar mais um evento deste em Mantena, destruição gratuita do nosso meio ambiente, provocando uma devastação que com certeza irá refletir no clima, na limpeza da cidade e principalmente no equilíbrio ambiental, pois se já estavam reclamando da presença de animais silvestres invadindo casas, imagine agora onde o habitat deles foi destruído.

Pelas redes sociais, a noite foi de registros impressionantes de fotos e vídeos narrando mais este desastre ambiental, lamentável em Mantena.

ESPAÇO EMPRESARIAL