Susto, Toneladas de Rochas deslizaram próximo a Mantena

Fotos:Wlissys Coelho

A natureza é bela, mas mostra sua força destrutiva em várias situações, algumas inclusive acontecem de forma silenciosa, como os deslizamentos.

Os brasileiros que moram em grandes centros urbanos, onde o avanço demográfico atingiu até mesmo as encostas rochosas sabem bem o que um deslocamento de rochas provoca. Já vimos pelos meios de comunicação, relatos de dezenas de mortes provocados por deslizamentos.

Na região de Mantena também já presenciamos ocorrências deste tipo, no entanto, felizmente estes eventos estão acontecendo na zona rural, sem que haja vítimas fatais ou até mesmo prejuízos materiais registrados.

Foi o que aconteceu neste sábado (15), numa encosta no estado do Espírito Santo (divisa com o estado de Minas Gerais), bem próximo da conhecida Barragem de captação de água da Serra Branca. Quem passa pela estrada consegue visualizar o estrago que várias rochas enormes fizeram no pasto. Rochas que tem um diâmetro de uma casa (ou até maiores), e o peso sabe lá de quantas toneladas.

O topo da rocha mostra bem o material que foi deslocado e deslizou sobre a encosta, felizmente não causando qualquer dano há pessoas. Um acidente silencioso pois não choveu na região nestes dias, aliás, o sol forte e o clima seco estão predominando nesta segunda semana de dezembro.

Por isso mesmo ficam os exemplos, edificações próximas de rochas representam um perigo silencioso e que as consequências são violentas. (fotos:Wlissys Coelho).