Andorinhas fazendo o espetáculo sobre o céu de Mantena

Muitos mantenenses que admiram a natureza e suas manifestações acabam sendo observadores nesta época do ano onde muitos pássaros aproveitam as tardes de outono para as belas revoadas.

Sobre o centro em Mantena, nos últimos dias muitos tem admirado a revoada de centenas de Andorinhas. No entanto, há aqueles que atribuem este espetáculo sobre o céu da cidade à proximidade das chuvas.

Na verdade faz sentido, no entanto é bom esclarecer pois em vários momentos acaba sendo coincidência, porém não foi o que aconteceu na última sexta-feira onde após a revoada delas, registrada pela redação do portalmantena, uma pancada forte de chuva acabou caindo sobre a cidade. Na verdade, a altura do vôo das andorinhas é guiada pelo apetite: elas vão para onde houver mais insetos, seu prato preferido.

Ocorre que a chuva realmente influencia no deslocamento da refeição desses pássaros. “Quando a tempestade está a três ou quatro quilômetros de distância, uma corrente de ar quente e úmido empurra os insetos para cima, levando os pássaros para as camadas superiores”, afirma o ornitólogo (especialista em aves) Johan Dalgas Frisch, autor do livro Aves Brasileiras. Pouco antes das primeiras pancadas de chuva, porém, as correntes diminuem e os insetos se concentram junto ao solo.

O certo é que a beleza da revoada dos pássaros chama atenção em Mantena, e sempre nesta estação eles surgem em grande número.