Queda no número de doadores de sangue na região

 

Os últimos meses do ano registram novamente queda no número de doadores de sangue nos centros de captação de Ipatinga e Governador Valadares.

Com feriados mais prolongados, e ainda o período de férias para muitas pessoas, é comum neste período a quantidade de doadores reduzir, afetando de forma significativa os bancos de sangue. E é nessa época que os hemocentros mais precisam de ajuda, devido ao aumento comumente registrado no número de acidentes nas rodovias.

Em Ipatinga, no Hospital Márcio Cunha, segundo a hemoterapeuta Elisa Helena Russo, a unidade de saúde tem a capacidade de receber 60 doadores diariamente, o que seria o ideal para o sustento da demanda, mas que não acontece. Em média, por dia, o local recebe em torno de 40 doadores.

No Hemocentro de Governador Valadares a situação também não é diferente. Atualmente o banco de sangue recebe 60% das bolsas necessárias para atender a demanda dos mais de 60 hospitais da região do Vale do Rio Doce e Aço.

Para o Hemocentro o ideal seria diariamente receber 50 doadores por dia, principalmente, nos meses de dezembro e janeiro quando há um aumento na demanda de bolsa de sangue. (fonte:G1/vales).

ESPAÇO EMPRESARIAL