Morreu o cineasta Sr. Manoelzinho, que tornou a região conhecida

Morreu nesta madrugada de sábado, dia 10 de novembro, por volta das 4 horas, o Sr. Manoel Loreno da Silva, mais conhecido como Sr. Manoelzinho, que se tornou conhecido nacionalmente como um cineasta amador, criador de vários filmes sem dispor de recursos financeiros.

Segundo informações, Sr. Manoel tinha 56 anos, e na noite desta sexta-feira se sentiu mal em sua residência, no bairro Bela Vista, na cidade de Mantenópolis, e foi levado para atendimento médico em um hospital de Colatina.

Possivelmente a causa da morte teria sido complicações de um AVC – Acidente Vascular Cerebral, que nesta madrugada tirou sua vida. Sr. Manoel, amante do cinema conseguiu levar adiante seu sonho de produzir filmes, onde ele também participava como roteirista, diretor e ator. Reunindo, uma câmera VHS e os moradores do local conseguiu fazer vários filmes.

O seu último filme conseguiu uma verba da Assembléia Legislativa do Espírito Santo, o nome do filme: O homem sem lei.

Entre os filmes que ele produziu estão: A gripe do Frango, A maldição da casa de vanirim, a Vingança de Loreno (seu primeiro filme), Amor Proibido, a turma do Jabuti, O rico pobre, O Espantalho Assassino, O Aluguel assombroso entre outros.

Nas entrevistas que o tornaram conhecido nacionalmente, Jô Soares e Ana Maria Braga (TV Globo), ele se apresentava como era, simples e sempre de bom humor.

É um exemplo de que o idealismo, simplicidade pode levar a realização de um sonho, onde projetos assim revelam a alma e a cultura do povo brasileiro.

Não é necessário investimentos altíssimos para manifestações culturais de um povo, basta vontade dos envolvidos e inteligência dos administradores que se pode produzir obras simples ao mesmo tempo belíssima.

Manoel Loreno produzia filmes geralmente inspirados no cotidiano do faroeste americano, mas com sua simplicidade e bom humor, dava um toque leve e divertido ao enredo com artistas e peças improvisadas.

No entanto, apesar de ter sido conhecido pelo país, financeiramente continuou pobre, e na própria cidade não teve o reconhecimento devido.

Manoel Loreno deixa dois filhos e esposa. De acordo com informações, o corpo deve ser transladado para a cidade de Mantenópolis ainda neste sábado e sepultado na manhã deste domingo (11). Ainda não tivemos informação sobre o local e horário do velório.

Fica aqui o respeito, o reconhecimento e as homenagens a este simples e grande cidadão que de sua forma tão peculiar acrescentou valor e amor por suas raízes e sua vida.

Se desejar ver algumas de suas entrevistas:

Entrevista na REDE GLOBO – Programa do JÔ SOARES – CLIQUE AQUI.

Entrevista na REDE MINAS – AQUI

imagens: internet

imagens: internet

imagens: internet

ESPAÇO EMPRESARIAL