Chuva assusta em Mantena, foram mais de 113 milímetros

Foi um final de semana de muito calor em Mantena, com temperaturas ultrapassando a casa dos 36 graus na cidade, a tarde deste domingo já anunciava que a noite poderia ser de chuva, pois o calor foi intenso com o clima bastante abafado. No entanto, por volta das 21h30’, com o céu já claro por raios e trovoadas, começou uma chuva que seguiu por cerca de 9 horas seguidas, trazendo surpresa e apreensão para muitos mantenenses.

A chuva veio de forma constante e em certos momentos muito volumosa, fazendo com que várias ruas fossem alagadas pela água da chuva. Aliás, como de costume, pela falta de uma drenagem eficiente, muitos confundem enchente com água da chuva, pois mesmo sem o rio transbordar, as vias ficam repletas de água.

E foi assim na maior parte delas pois o canal do Rio São Francisco que corta a cidade não chegou a transbordar.

A apreensão maior foi em um trecho da rua São Francisco onde a ponte além de não ter profundidade é estreita e recebe toda água que cai no córrego dos Ilhéus bem como no bairro Nicolini, e neste trecho ele transbordou alagando boa parte da via, inclusive causando prejuízos para moradores que tiveram residências alagadas bem como para o proprietário de um veículo que estava estacionado na via, não foi retirado e acabou sendo coberto pela água.

Alagamentos foram registrados por vários bairros da cidade, porém até o momento não obtivemos registros de ocorrências. Os comerciantes ficaram apreensivos, muitos deles ficaram de plantão a madrugada inteira, monitorando o nível da água no córrego São Francisco.

Na ponte da rua Antônio Coelho de Souza, no centro da cidade, durante a madrugada a régua de medição registrou 2,5 mts acima do nível normal, no entanto logo pela manhã, por volta das 8 hs, já havia caído para 1,30 mts acima do nível, mostrando que a vazão do córrego estava funcionando bem.

De acordo com a estação meteorológica instalada na ETA/SAAE choveu sobre a cidade cerca de 113,2 milímetros ou seja mais de 113 litros por metro quadrado. Moradores das imediações do estádio municipal narraram ventos fortes, e segundo a estação foram registradas rajadas de vento de 41 km/h.

Tivemos acesso também a informações sobre a chuva nas cabeceiras, no córrego do turvinho choveu bastante, e até por volta das 3 horas da madrugada foram registrados 70 milímetros, água que também é lançada no córrego São Francisco.

Av. Frei Inocêncio

Av. Frei Inocêncio – próximo porto Gentil

Av. Frei Inocêncio

Rua São Francisco

Rua Cândido Ilhéus

Bairro Nicolini

Rua São Francisco

Ponte Rua Antônio Coelho de Souza

Rua São Francisco

Bairro Filadelfia

ESPAÇO EMPRESARIAL