Mais uma queimada em Mantena, cidade fica coberta de fumaça

No final da tarde da última sexta-feira dia 19 de Outubro, uma imagem preocupante foi vista por muitos mantenenses, praticamente cobrindo o cartão postal da cidade (Pedra do Emiliano), com uma cortina densa de fumaça.

Uma cena como esta não é difícil de ser vista, só que em outras situações, ou seja, pela manhã com o nevoeiro, ou quando a chuva está chegando sobre a cidade, são situações onde a Pedra é coberta completamente.

No entanto, uma cortina de fumaça cobrir toda esta cadeia rochosa, só foi possível porque uma área enorme estava sendo queimada nas proximidades (zona rural). Foi quando a redação do portalmantena percorreu um trecho de estrada de chão, que segue sentido a Cachoeirinha de Itaúnas.

Não precisou ir muito longe para ver uma grande área de pastagem com topo de morro, completamente em cinzas, enquanto que em outro trecho, a vegetação seca e pequenas árvores eram consumidas pelo fogo.

Aves fugindo das chamas e o céu cinzento, a fumaça levada pelo vento invadiu boa parte da cidade de Mantena, provocando este transtorno para muitas pessoas que já sentem dificuldade de respirar com o clima seco.

Este ano em Mantena, a prática das queimadas foi intensa, foram vários focos, vários locais destruídos tanto na cidade quanto no entorno, e isso sem falar na zona rural, prejuízos para os proprietários e para o meio ambiente.

Lamentavelmente, uma prática que a cada ano vai deixando o solo mais fraco, pobre e expondo a propriedade rural a erosões que em muitos casos não tem mais recuperação. Infelizmente esta prática continua e ninguém garante como serão as próximas estações.

ESPAÇO EMPRESARIAL