Seca, bairro de Valadares passa a receber água de carro pipa

O período de estiagem chegou mais cedo este ano e com ele a necessidade de economizar água. Atento ao problema, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) tem adotado medidas preventivas para que a população não seja afetada por desabastecimentos ou racionamentos.

Na região do bairro Penha, por exemplo, onde a captação é feita no Córrego do Onça, que está praticamente seco, os reservatórios estão sendo abastecidos com caminhões-pipa.

A pouca vazão do córrego dificulta a captação, o tratamento e a distribuição de água. De acordo com o diretor-geral do SAAE, Alcyr Nascimento Júnior, para que a população continue a receber água de qualidade, a Estação de Tratamento de Água (ETA) do bairro Penha foi paralisada e um mutirão de abastecimento com caminhões-pipa intensificado, atendendo, além do Penha, os bairros Vila União, Caravelas, Tiradentes, Castanheiras, Novo Horizonte e Residencial Figueira.

Durante esse processo de abastecimento dos reservatórios com caminhões-pipa, os registros serão fechados diariamente às 20 horas e reabertos às 8 horas – prazo necessário para que os caminhões abasteçam os reservatórios. “É muito importante economizar água e usar somente o necessário.

O SAAE tem trabalhado para que a população não fique sem água neste período do ano, mas, para que não haja racionamento, precisamos do apoio da população, que deve evitar o desperdício”. (fonte/foto:valadaresmg/gov)

ESPAÇO EMPRESARIAL