Caso “suspeito” de Dengue tem área isolada em Mantena e combate preventivo

O combate à dengue segue com ações de prevenção em Mantena, conforme informado pelo coordenador de Endemias do município, Marcelo Magno. Os índices de infestação do mosquito transmissor da dengue estão dentro do estabelecido como tolerável pelo Ministério da Saúde, em índice apurado no início deste mês de março.

No entanto, o cuidado do cidadão mantenense com o acumulo de água parada dentro dos imóveis deve sempre ser praticado com toda atenção pois o descuido acaba resultando no surgimento da doença. Lembrando que o mesmo mosquito que transmite a dengue também é responsável pelos casos de chikungunya que estão crescendo no estado e na região.

A qualquer sinal de alguém doente e a suspeita for dengue, a secretaria municipal de saúde deve ser notificada para realizar o trabalho de combate e isolamento da área, aplicando os inseticidas necessários para exterminar possíveis focos.

Isso foi o que aconteceu na manhã desta quinta-feira dia 30 de março, nas imediações da avenida Getúlio Vargas no centro da cidade onde surgiu um caso suspeito de uma moradora ter apresentado sintomas da dengue.

Assim que a informação chegou ao centro de endemias a área foi isolada e várias equipes de agentes utilizando bombas costais e o fumacê, fizeram o combate imediato isolando todo um quarteirão, realizando a aplicação do inseticida de casa em casa, abrangendo uma área de aproximadamente 300 metros.

Um mutirão também foi feito em quintais da região, retirando recipientes que acumulam água da chuva. Lembrando que este é apenas um caso suspeito, ainda requer exames para confirmar se trata-se realmente de dengue, no entanto, a prevenção e o combate direto são realizados imediatamente, evitando assim que mosquitos contaminados continuem a afetar as pessoas.