Monitoramento de primatas sendo feito em Mantena, fique também atento

Com o silêncio nas Matas, registrados em muitos municípios capixabas, principalmente aqueles afetados pelo avanço da febre amarela, a preocupação com o desaparecimento de muitos primatas (macacos), tem sido grande. A Febre amarela silvestre vem atingindo em cheio os macacos, vítimas do vírus que é transmitido a eles pelo mosquito.

O aparecimento de macacos mortos é o primeiro sinal, e com relação a este problema, a redação do portalmantena procurou o coordenador de Endemias/controle vetorial do município de Mantena, Marcelo Magno de Freitas que esclareceu alguns detalhes importantes que estaremos passando os leitores.

Em caso de algum cidadão mantenense, (morador do perímetro urbano) ou produtor rural que tem sua propriedade no município deve ficar atento. Em caso de encontrar algum macaco morto, não se deve tocar no animal ou muito menos enterrá-lo, o procedimento é avisar rapidamente à Secretaria municipal de Saúde para que o animal seja recolhido e encaminhado para exames especializados.

No caso de encontrar um animal doente ou até mesmo ferido, não se teve tocar ou até mesmo matar o animal, o procedimento é o mesmo, avisar na secretaria de Saúde. Segundo Marcelo, foram feitos alguns monitoramentos pela polícia ambiental em Mantena para localizar estes primatas na região, uma vez que o Silêncio na Mata é um dos primeiros sinais do desaparecimento dos macacos.

Locais como o córrego dos Ilhéus, Córrego São Francisco, córrego Frio e outros foram visitados e foram encontradas vários grupos de primatas, como na foto enviada ao portalmantena de uma família de Saguis, sobre o telhado de uma casa no córrego do Turvinho. Vamos ficar atentos a estas mudanças e dicas, assim teremos condições de evitar um mal maior rondando nossas famílias, ninguém que ser pego de surpresa por uma doença tão devastadora.