Nível do Rio Doce cai e SAAE de Valadares altera captação

O período de estiagem, que geralmente ocorre entre os meses de setembro a novembro em Governador Valadares, chegou um mês antes do previsto este ano.

Estamos no início de agosto e o nível do Rio Doce já apresenta baixo volume de água. No entanto, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) vem adotando medidas preventivas, desde o ano passado, para que a população passe por este período sem problemas.

O nível do rio é acompanhado pela autarquia através de réguas instaladas às suas margens. Elas medem até 7 metros, sendo 3,50 metros positivos e 3,50 metros negativos. Hoje o nível do rio está em 0,05 cm; ou seja, está negativo.

Nesta situação, a captação de água fica bastante comprometida quando realizada somente pela margem do rio. Por isso o SAAE instalou, no ano passado, 4 bombas de captação no meio do rio, numa espécie de ilha, onde o volume de água é maior que nas margens. Segundo o diretor geral do SAAE, Alcyr Nascimento Junior, apesar do baixo nível do rio, o abastecimento está normal.

“O abastecimento de água não foi comprometido até o momento, e isso só está sendo possível graças ao trabalho preventivo que o SAAE realizou nas Estações de Tratamento de Água (ETA´S) fazendo limpezas, manutenções de bombas, entre outros serviços que permitem que elas trabalhem sem problemas”, afirmou o diretor.

Apesar de o SAAE estar trabalhando com captação normal de água, permitindo vazão de 800 litros de água por segundo, a palavra de ordem é economia.

“A colaboração da população é importante para que passemos este período de estiagem sem racionamento: não demorar no banho, fechar a torneira ao escovar os dentes, não lavar carros e calçadas são medidas simples, mas eficazes neste processo”, enfatizou o diretor do SAAE.

A população pode acompanhar a medição do nível do Rio Doce pelo site da Prefeitura http://www.valadares.mg.gov.br/principal e também pelo site do SAAE http://www.saaegv.com.br/principal . Ela é atualizada diariamente. (fonte/foto:SAAE/GV).

ESPAÇO EMPRESARIAL