Bicicletas Motorizadas provocando transtornos em Mantena

Já começam a surgir os primeiros problemas com o abuso na velocidade com as bicicletas motorizadas em Mantena. Este tipo de veículo que vem ganhando destaque em cidades do interior, onde é feita uma adaptação, instalando um motor de pequeno porte em bikes, já está trazendo transtornos para pedestres, inclusive com relatos de atropelamentos na cidade.

Muitos destes veículos estão transitando sem certos equipamentos que são responsáveis por uma sinalização adequada, tipo faróis, lanternas, luz de freio, setas e até mesmo buzinas.

Outro agravante é que em sua maioria estão sendo conduzidos por menores, e muitos dos condutores sequer utilizam equipamentos de segurança como os capacetes.

É bom informar que: De acordo com a resolução 315 do CONTRAN, os ciclo-elétricos (bicicletas motorizadas) são “todos os veículos de duas ou três rodas, providos de motor de propulsão elétrica com potência máxima de 4 quatro quilowatts dotados ou não de pedais acionados pelo condutor, cujo peso máximo incluindo o condutor, passageiro e carga, não exceda a 140 kg e cuja velocidade máxima declarada pelo fabricante não ultrapasse a 50 km/h”.

Para a condução das bicicletas elétricas, é necessário possuir CNH da categoria A ou uma Autorização do Órgão de trânsito. Outra exigência é que elas sejam licenciadas e emplacadas.  (Com informação e Rodrigo Alves DRT. 6.020-MG).

 

ESPAÇO EMPRESARIAL