Greve é suspensa temporariamente e as aulas retornam em MG

Trabalhadores da rede estadual de ensino decidiram em assembleia, nesta quarta-feira dia 18 de abril, encerrar a greve da categoria no Estado de Minas Gerais. Segundo o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE-MG), as aulas serão retomadas na próxima segunda-feira (23).

No entanto em algumas escolas do estado, as aulas já retornaram, como foi o caso de Mantena onde a Escola Estadual Dona Raimunda Duque abriu suas portas na manhã desta quinta-feira (19), retornando às aulas.

Ainda de acordo com o sindicato, a greve foi suspensa temporariamente, e a categoria vai avaliar outras formas de continuar pressionando o governo.

O Sind-UTE explicou ainda que por causa do período eleitoral, o governo não pode enviar projeto de lei para Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e, com isso, o PL para pagamento do piso não poderia ser apreciado.

A maioria dos educadores estavam parados há um mês e 10 dias, desde 8 de março. De acordo com a categoria, o movimento começou porque o governo não cumpriu acordos assinados e o pagamento do piso salarial.

A categoria também pede o fim do parcelamento dos salários e do 13º e um atendimento de qualidade pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg).