Preocupante, mais da metade da população mantenense ainda não se vacinou contra a Febre Amarela

Mesmo com a mídia enfatizando notícias e mais notícias sobre o surgimento, contágio e mortes de pessoas com os sintomas da febre amarela, muitas pessoas ainda não se deram conta da gravidade do problema, e ainda não se vacinaram.

Esta realidade é também comprovada em Mantena onde segundo as últimas informações obtidas junto à coordenação da campanha no Centro de Saúde da cidade, apenas metade da população já procurou ser vacinada.

De acordo com a enfermeira Patrícia, cerca de 11.000 pessoas foram vacinadas, isto é, o número não chega a 50% da população. Mesmo com tantas campanhas, postos, agentes de saúde e PSFs trabalhando intensamente em Mantena, boa parte da população ainda não procurou se prevenir, talvez pelas imensas filas que surgiram quando o assunto ficou em evidência, no entanto a realidade hoje é outra, com o atendimento normal nos PSFs.

A Enfermeira lembra ainda que já há algum tempo nem filas existem mais, isto é, não apenas no posto de saúde, mas nas UBS espalhadas pela cidade e município não existem filas para a vacinação, e em todos eles existem vacinas contra a febre amarela. Lembrando ainda que com Mantena hoje inserida na Categoria 3, crianças de 6 a 9 meses também estão recebendo a dose extra.

Tudo pela prevenção, no entanto mesmo com as equipes indo a campo, vacinando em empresas, em escolas na zona rural e na cidade, muitas pessoas ainda não se imunizaram. Os idosos que não podem ser vacinados sem parecer médico, devem procurar os agentes de saúde ou seus Postos de atendimento para avaliação, pois muitos ainda não procuraram. Segundo informações haverá ainda uma vacinação por amostragem, onde os agentes estarão indo a campo atendendo algumas comunidades para ver de perto esta realidade que assusta, muitas pessoas ainda sem se prevenir.

Porque a prevenção? Justamente o nome diz, se prevenir é muito melhor do que remediar, ninguém está imune a doença se não procurar com antecedência e desta forma pode ter que encarar o problema da maneira mais cruel, e ninguém deseja isso. Todos estão sendo avisados para procurar os postos de saúde e se vacinarem, para tanto basta levar o cartão de vacinas ou um documento de identidade, não deixe para depois, a questão é realmente séria.