O mês de fevereiro fechou com mais de 118 milímetros de chuvas em Mantena

O mês de fevereiro de 2017 foi atípico em Mantena em relação ao clima, principalmente por há muito tempo não se ver um mês com tantos dias chuvosos. Foram vários dias em sequencia com chuva caindo sobre a cidade, até certo ponto, volumosas, no entanto com pancadas rápidas.

Há muitos anos não se percebe uma situação climática desta forma na cidade, até porque, o mês de fevereiro não é conhecido como um mês chuvoso na região, e sim os meses de novembro, dezembro e janeiro. Para se ter uma idéia, os registros feitos pela estação meteorológica instalada na ETA/SAAE, registraram a precipitação de 118,2 milímetros ou seja, mais de 118 litros por metro quadrado, em 15 dias de chuvas.

O resultado de dias abençoados assim foi a recomposição de pastagens ao redor do município que haviam sido devastadas pela forte estiagem de 2015 a 2016.

A previsão dos institutos meteorológicos é que com a saída do fenômeno el-ninho a situação hídrica tende a melhorar com um volume de chuvas maior durante o ano. A expectativa dos produtores rurais em Mantena é esta, que as pastagens continuem se recuperando.