América Mineiro é bicampeão do Brasileirão da série B

O América Mineiro passa a integrar, com o título conquistado nesse sábado, uma lista de bicampeões da Série B do Campeonato Brasileiro. O Coelho é o sexto clube na história a conquistar a competição duas vezes. Antes dele, apenas Goiás, Coritiba, Paysandu, Paraná e Palmeiras haviam erguido a taça em duas edições do torneio.

O primeiro título do América-MG foi alcançado em 1997. No quadrangular final, o time comandado por Givanildo de Oliveira superou Ponte Preta, Náutico e Vila Nova-GO.

O Coelho somou 13 pontos. Em segundo lugar ficou a Ponte, com 11. Tupãzinho foi o artilheiro da competição, com 13 gols. Em 2017, o América-MG atropelou o favoritismo do Internacional para ganhar novamente a Série B. Sob direção de Enderson Moreira, o time somou 73 pontos, dois a mais que os gaúchos.

A conquista foi selada nesse sábado, com a vitória sobre o CRB, no Independência, por 1 a 0, na rodada final da Série B. O capitão Rafael Lima foi o autor do gol do título. Para celebrar a conquista, o estádio estava lotado. Mais de 22 mil pessoas foram ao Horto participar da festa, número que quebrou o recorde de público do estádio. Na campanha deste ano, o América-MG acumulou 20 vitórias e 13 empates. Foram apenas cinco derrotas.

O ataque mineiro balançou as redes 46 vezes, e a defesa sofreu 25 gols.

O artilheiro da equipe foi o atacante Bill, com 9 bolas na rede. (fonte/foto:globoesporte)