Linha aérea entre Mantena e BH será discutida nesta segunda-feira

O sonho de muitos mantenenses em ver na cidade e região, a atuação positiva e necessária de um aeroporto com voos que atendam a população e não apenas um seguimento da sociedade, pode se tornar realidade nos próximos dias, dependendo do resultado de uma reunião que acontecerá com a participação da comunidade no próximo dia 16 de Outubro em Mantena.

Segundo informações, a idéia já foi lançada entre alguns empresários de Mantena e Barra de São Francisco, em um encontro fechado que aconteceu há alguns dias, envolvendo também políticos da região.

No entanto, como já existe um projeto do governo de Minas Gerais, chamado “Voe Minas”, a implantação desta idéia pode se tornar realidade envolvendo no assunto forças a nível estadual.

Em Minas Gerais, o projeto Voe Minas (do Governo estadual, realizado pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais e Secretaria de Transportes e obras Públicas) foi lançado em agosto de 2016, ligando inicialmente 12 cidades mineiras ao Aeroporto da Pampulha, na capital.

De lá pra cá, várias etapas já foram realizadas, com adesões de várias outras cidades e seus aeroportos, ampliando o projeto de Integração Regional Modal Aéreo.

O Voe Minas Gerais é uma iniciativa de fomento ao transporte aéreo regional que tem como fundamento a flexibilidade das rotas, que são desenvolvidas e adaptadas para atender às demandas locais.

Os voos são realizados em aeronaves Cessna Grand Caravan 208 B, que transportam até nove passageiros. O valor das passagens varia de R$ 130 a R$ 700, de acordo com a distância percorrida.

O projeto busca fomentar os negócios locais, desenvolver o turismo, integrar as diversas regiões do estado e facilitar o deslocamento de moradores do interior para Belo Horizonte, permitindo que tenham acesso rápido a eventos e serviços disponíveis na capital. 

Em Mantena, a pista a ser utilizada, (caso o programa se torne viável), seria o aeroporto da iniciativa privada, que pertence ao empresário mantenense Maurício Toledo.

No entanto, ele também é parte envolvida nesta conversação que está sendo proposta, para definição se realmente será possível esta realização em Mantena, atendendo, logicamente, toda região. Um convite está sendo feito à comunidade mantenense para que também se envolva no assunto, uma reunião com o gestor do programa “Voe Minas”, Sr. Leonardo Ratton, será realizada nesta segunda-feira dia 16 de Outubro, às 17h30’ na sede da Assoleste em Mantena.

Na ocasião é esperada as presenças de empresários e autoridades da região, onde será apresentado e discutido o projeto que pretende incluir Mantena nas próximas etapas do projeto.