Míssil norte-coreano sobrevoa território Japonês e assusta moradores

Milhões de japoneses acordaram nesta terça-feira (29) com a alarmante mensagem do governo para que procurassem refúgio, porque um míssil norte-coreano sobrevoava o território. Míssel norte-coreano foi lançado sobre o Japão na segunda-feira dia 28. Esta foi a ameaça mais grave de Pyongyang em muitos anos.

Pouco após o lançamento às 6h (18h de segunda-feira no horário de Brasília), alertas foram enviados por precaução aos smartphones, e as sirenes soaram nas cidades na trajetória do projétil.

O artefato passou sobre a ilha de Hokkaido (norte) durante dois longos minutos antes de cair no oceano Pacífico. “Um míssil aparentemente passou por esta área há pouco tempo. Se você encontrar algum objeto suspeito, não se aproxime e chame imediatamente a Polícia, ou o Corpo de Bombeiros”, dizia uma dessas mensagens, também visível na televisão. “Vá para um local seguro em edifícios seguros, ou subterrâneos”, insistia a mensagem.

Para aqueles que já estavam nos transportes públicos, os sinais de alerta foram exibidos nos painéis das estações e nas telas públicas, e o trânsito ferroviário foi temporariamente suspenso. “Todas as linhas foram perturbadas. Motivo: tiro de míssil balístico”, era lido em Sapporo, a principal cidade de Hokkaido. Alguns levaram as instruções ao pé da letra.(fonte/foto:globo.com).