Clube dos Jovens de Mantena dando exemplos de sustentabilidade

A direção do Clube dos Jovens de Mantena, através de seu presidente Fábio, vem colhendo bons resultados com a implantação na instituição de uma criativa idéia que teve o objetivo de economizar água. Há cerca de um ano, foi projetado e em seguida construído dentro da área do clube, um reservatório com capacidade de 40 mil litros, com o objetivo de reaproveitar a água que era lançada no rio, como forma de descarte no processo de tratamento das piscinas.

Como a limpeza e manutenção das duas piscinas é feito pelo menos duas vezes por semana (cerca de 25 mil litros cada procedimento), ao todo por mês eram lançados fora aproximadamente 200 mil litros de água que poderiam ser aproveitados. O processo criado consta em lançar no reservatório toda água aspirada na limpeza, ele fica estocada, propiciando que a sujeita vá para o fundo, retornando para a piscina toda a água limpa.

O reservatório ainda dá suporte para outras manutenção realizadas no clube, como a limpeza de pátio, lavagem de calçadas e outros. A economia se dá não apenas na conta de água (que reduziu bastante), uma vez que a água consumida vem do fornecimento feito para a cidade, mas também dos próprios produtos químicos utilizados.

O resultado positivo desta ação já foi revertido no pagamento do valor investido, isto é, toda economia feita já quitou os gatos com a construção do projeto. Além de ser sustentável, em momentos de crise hídrica pela qual a região passou, o Clube dos Jovens de Mantena dá exemplo de criatividade e boas idéias quando o assunto é economizar.