Habilidade de piloto pousa aeronave atingida por tempestade de granizo

Os 121 passageiros de um Airbus A320 passaram por momentos de tensão, na última quinta-feira (27/7), após a aeronave turca em que estavam ser atingida por uma tempestade de granizo, que destruiu a parte frontal do avião e estraçalhou o vidro da cabine de comando, impedindo a visão do piloto.

A aeronave, que seguia rumo a Ercan, no Chipre, precisou retornar ao local de partida, Istambul, dez minutos após decolar, em vista da gravidade dos danos ao avião. Mesmo fechado para pousos e decolagens, por causa do tempo ruim, o aeroporto abriu uma exceção para que a empresa turca Atlas Global pousasse.

Impossibilitado de enxergar a pista de pouso e sem conseguir utilizar o piloto automático, que também foi destruido pelo granizo, o piloto ucraniano Alexander Akopov usou de experiência e habilidade para pousar a aeronave no aeroporto de Istambul, Turquia.”Foi como nascer pela segunda vez”, afirmou após pousar. O momento em que o avião consegue pousar foi filmado por um usuário do Facebook e divulgado na rede social.

No vídeo, mesmo sem visibilidade e com a pista molhada, o pouso acontece, aparentemente, sem maiores dificuldades. O capitão da aeronave explicou que não havia previsão para a tempestade. “Nossos equipamentos não mostraram esse desastre climático, mas o importante é que todos estão vivos”, contou.

Testemunhas afirmaram que os granizos que atingiram o avião tinham o tamanho de ovos de galinha, segundo o jornal britânico Metro. Segundo o jornal britânico The Independent, o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, ligou para o piloto logo após o pouso, condecorado-o com a Ordem de Coragem Ucraniana pelo ato de bravura.